11 de ago de 2010

Em Busca da Receita Perfeita

Todo mundo busca pela perfeição em alguma coisa, ou pelo menos deveria. Não a ponto de ser uma obsessão, mas a busca por aprimoramento, a vontade de fazer bem feito!

E se o Marcelo D2 vai em busca da batida perfeita, eu resolvi buscar a receita perfeita.

Eu sou viciada em series de TV, e em consquencia disso acabo observando alguns detalhes interessantes da cultura americana, confesso aqui que são poucos mas eles tem o seu charme e, como tenho um fraco por comida acabo reparando muito nisso.
 
Há alguns anos minha irmã conseguiu uma receita maravilhosa de cookies com gotas de chocolate, o que pode ser considerado quase um milagre, por que a Andrea e a cozinha são praticamente inimigos mortais! 

Acontece que os cookies são uma delícia que acabou virando uma de minhas especialidades, mas sempre que fazia ou comia me lembrava de outro quitute americano, os Muffins.
 
Um Muffin é um pequeno bolo individual de massa mais densa que um bolo como estamos acostumados aqui no Brasil, mas até a abetura das lojas Star Bucks por aqui muito pouca gente sabia o que eram Muffins, e eu nunca tinha comido um. Mas sempre fui muito imaginativa e curiosa também, e imaginava que sua massa fosse descendente da massa de cookies, a qual eu sabia fazer, não me dei por vencida e fui atrás de uma receita.
 
E a brilhate mente humana inventou o Google!
 
Onde se acha de tudo, e não é que eu estava certa! A maioria das receitas que achei tinha mesmo muito a ver com a minha velha receita de cookies. Então escolhi umas receitas e analisando bem os ingredientes de cada uma me decidi por manter o recheio de gotas de chocolate, que é um dos mais tradicionais.
 
Fiz a receita e não ficou lá essas coisas, não me dando por vencida fui fazendo várias vezes suprimindo alguns ingredientes, testando outros, a cada vez que fazia ajustava alguma coisa até que recentemente consegui chegar no sabor que queria.
 
Sou do tipo que gosta de investigar, de descobrir e de inventar, aprendi com minha tia Adelaide, que me inspira muito na cozinha desde pequena a tentar descobrir o que leva uma receita somente com o paladar, é claro que isso não dá certo todas as vezes, mas ajuda e muito.
 
Assim faço em outras áreas da vida usando os sentidos e tentando raciocinar em cima das circunstancias, e esperimentando sentimentos e reações tento aprimorar não só a mim, mas o jeito de dizer e fazer coisas em relação ao mundo, às outras pessoas, ao trablho, etc.
 
Os meus Muffins com gotas de chocolate estão perfeitos e o proximo passo é fazê-los com banana e canela. Já entei umas 3 vezes, já perdi duas receitas, quer dizer, perder mesmo não, por que sempre dá pra se aproveitar, uma eu transformei num pavê, a outra foi comida, aliás até já falei aqui num post aí para traz que a Luiza adorou, mas eu não!
 
Já tenho na cabeça o que mudar com base na receita que deu certo, e da proxima vez que tentar acho que vou chegar bem perto do resultado que quero.
 
E é assim com tudo mesmo, na base da tentativa e erro, sem deixar que a ansiedade do resultado final atrapalhe o desenvolvimento no meio, as coisas vão chegando no ponto onde queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpitem, critiquem, julguem!