30 de out. de 2010

Especulação Geek

O que você faz nas horas vagas? Eu penso, filosofo, invento teorias que na maioria das vezes fica restrita ao meu público interno, mas dessa vez resolvi tirar uma delas daquela gavetinha lá no fundo do cérebro. Vamos ver o que vai sair... Até eu tenho medo disso!
 
Gandalf, Merlin, Dumbledore, Obi Wan Kenobi.
 
Aragorn, Arthur, Harry, Luke.
 
Já sacaram?
 
Se você considerar a linha de fundo das histórias destes personagens, elevando depois para a linha de fundo das sagas às quais pertencem, usando um pouco de imaginação temos:
 
Um herdeiro que passa a maior parte da vida sem saber do seu destino, num dado momento toma conhecimento de sua verdadeira história e segue rumo à sua gloriosa vitória que culmina com a salvação do mundo, da humanidade, da democracia.
 
Todas as histórias envolvem elementos mágicos, romance, ocultismo, opressores e oprimidos, intrigas, guerra e a eterna  luta “do Bem contra o Mal”.
 
Todas as histórias têm um velho sábio que aconselha e guia o herói por sua jornada, nunca é um personagem central, mas sua presença domina toda a saga. Em todas elas também existe um grupo de companheiros em torno do herói. Tirando o Harry Potter, todos os outros heróis não são o personagem central da história.
 
Acho que já apresentei minha teoria, que não é assim nenhuma descoberta da pólvora e sim uma especulação geek.
 
Vejamos então, as lendas arturianas são, das 4, a história mais antiga, escrita por milhares de vezes e autores diferentes e em diversas épocas, povoam a imaginação de muita gente e com certeza fizeram parte da vida do J. R. Tolkien que também usa influências da lenda de Atlântida (Númenor), das lendas nórdicas e até bíblicas.
 
Nem preciso falar então da J. K. Rowlling que inclusive usa o Tolkien como referência óbvia, a maior viagem mesmo é o George Lucas que incluí aí no meio, mas pensando bem ele também com certeza estudou Tolkien na escola e como todo adolescente também deve ter sido fascinado pela lenda do Rei Arthur.
 
O mais legal que acho é que, guardadas as devidas proporções, estas sagas marcaram época, influenciaram muita gente e principalmente continuam eternas e apaixonantes!
 
Eu sou uma fã de carteirinha! Acho que já deu pra notar... Já assisti e li milhões de vezes “O Senhor dos Aneis” e todas as outras estórias do Tolkien. Sou completamente apaixonada pela saga de “Guerra nas Estrelas”, já assisti tantas vezes que sei algumas falas de cor e salteado e recentemente comecei a reler “As Brumas de Avalon, que só tinha lido uma vez na adolescência, seguindo de muitos outros livros, antigos e modernos narrando a mesma lenda, também li uns 2 ou 3 livros de historiadores e arqueólogos que pesquisaram a verdaderia existência do homem que jamais foi Rei da Inglaterra, mas até hoke encanta e fascina como se assim tivesse sido,  e daí que me veio essa comparação na cabeça!
 
Não quero vir aqui apresentar nenhum tratado nem querer que pensem que sou alguma expert. O intuito aqui é compartilhar uma teoria que achei interessante, quem sabe aparecem mais pessoas que já fizeram esse relacionamento antes?

2 comentários:

Palpitem, critiquem, julguem!