16 de ago de 2009

QUINTO

Sabe quando às vezes a gente acha que tem sonhos inalcansáveis? Parece que a gente tem que se conformar com a nossa vida porque cada um tem o que esta destinado a ter, certo?

ERRADO

Eu sempre achei isso também e custei a perceber que este não é o caminho, acredite no que quiser acreditar, seja qual for a sua fé ou explicação das coisas que acontecem, mas eu demorei a ver que sou dona do meu destino e acredito que todos somos.
É muito difícil escrever sobre isto sem cair num lugar comum ou ficar piégas, fico dando voltas e é dificl prosseguir, então vou contar mais uma história:

Eu tinha uns 33 anos, acabava de colocar minha vida nos eixos de novo, estava trabalhando depois de um longo período de desemprego, saía de um relacionamento longo e problemático e tinha decidido seguir uma carreira que estava batendo na minha porta já fazia um tempo e eu ainda não a tinha aberto totalmente até então. Estava me organizando pra me livrar de muitas dívidas adquiridas durante o período de desemprego, e começando a cuidar de mim novamente.
Me enfiei de cabeça no trabalho, e quando eu me envolvo com alguma coisa me envolvo pra valer. Não ganhava muito, mas pra quem ficou um tempo sem nada qualquer coisa era bom.
Mas continuava sem uma meta, um objetivo que me empurrasse a continuar, a ir em frente, estava apenas vivendo sem direção.
Um dia, estava conersando com o Zenildo (ele nem sabe o poder que teve), ele trabalha como porteiro no prédio onde meus pais moram e onde eu morava na época, sempre conversávamos, a maior parte das vezes picuinhas futebolísticas, mas de vez em quando da vida, e neste dia ele estava me contando seus planos, estava quitando o apartamento onde mora com a mulher e também terminaria de pagar o carro, e assim que isto acontecesse ele estava pensando em comprar outro apartamento na planta pra que se mudasse com a esposa.

Na hora foi apenas uma conversa, demorou até cair a ficha pra mim.

Eu até então tinha um emprego onde ganhava um pouco mais que a media dos brasileiros da minha idade, considerado um bom emprego, estável, eu tive uma educação acima da média da maioria dos brasileiros, fui à universidade, estudei em colégios particulares, leio muito, falo Ingles, e porque uma pessoa que com certeza teve menos privilégios que eu tinha uma vida estável, construída e eu não?

Estava na minha cara que eu podia fazer mais!

E eu fiz, a partir daí eu fiz um plano para começar a juntar dinheiro, construir um capital. Peguei uma boa parte da grana que tinha recebido da minha última recisão, fui ao banco e falei para o gerente me ajudar a colocar esta grana em um investimento legal, que durasse algum tempo e que eu não conseguisse mexer por nenhum tipo de acesso:

_ E se algum dia eu ligar e pedir pra resgatar , Não deixe!!

Foi o que disse e ele me garantiu que não deixaria!

Na mesma visita ao banco também decidi abrir uma conta de previdência, não custa nada separar um pouquinho de dinheiro por mês e garantir um futuro.

Meu trabalho é analisar os diferentes modelos de negócios das empresas e ajustar a estes um sistema de informação, para o gerenciamento da empresa. Na época comecei a implantar num restaurante que estava abrindo, conversando com a gerente administrativa para ajustar o seu plano de contas financeiro, ela estava me explicando como fazia o provisionamento das despesas de 13º calculando um doze avos do total e depositando por mês em uma conta em separado.
Na hora pensei, e se eu tivesse um 14º? Poderia fazer isso pra mim mesma, separaria por mês 1/12 do meu salário e quando chegasse no fim do ano teira o que recebo da empresa e o que separei !
Fiz isso, e foi ótimo, porque mês a mês quase não percebi o dinheiro que saía, e no fim do ano separei só 1/3 da soma dos 2 salários que tinha extra pra gastar com presentes e mimos de Natal, porque ninguém merece economizar no natal né?
O resto, coloquei no mesmo fundo que tinha começado quase dois anos antes e fiquei bem feliz com o número crescente que aparecia no extrato!
Trez anos depois, depois de uma série de eventos, chegou a hora de usar o dinheiro que estava economizando, apareceu a chance de comprar meu próprio apartamento. É claro que não ia ser a vista, calma gente trabalhei muito e economizei bastante, mas não tinha tanto dinheiro assim! Felizmente a caixa diminuiu os juros e os critérios na conceção de empréstimos e com uma pequena pesquisa perccebi que era muito mais vantagem comprar um imóvel do que alugá-lo e então comecei a procura. Ao mesmo tempo aceitei outro emprego noturno por um mês, trabalhava feito uma camela grávida, de dia com implantação de sistemas e a noite como caixa de um restaurante. Foi exaustivo, mas isso me daria o restinho da grana que precisava para dar a entrada. E vendo a luz no fim do tunel me joguei.
Dormia no máximo 5 horas por noite, as vezes menos, mas tinha força, não sei de onde vinha uma força que não me deixava cair.

E consegui!

Já faz um ano e meio que moro na minha casa, acabei de reformar a minha cozinha que agora está do jeito que sempre sonhei!
E é claro que não vou parar por aqui. Ainda faltam coisas, sempre é preciso que faltem coisas, acredito que o ser humano precisa disto.
De vontades a perseguir, de metas a traçar. Não importa o que o motive, seja qualquer a fé, ela precisa existir.

Alguns por aí dizem que descobriram o “segredo” eu não sei não....

Não sei se existe um segredo, sei que cada um descobre um jeito de não se conformar, um jeito de sair do estacionamento que nossa vida para de vez em quando, acho que é individual a maneira de procurar ou de perceber as portas, mas sei que prestando um pouco de atenção a gente acha e com um pouco de coragem abre e dá um passo a frente.

Um comentário:

  1. Putz, já terminou a cozinha e eu nem conheci nada né? Acho que só vou conhecer quando vc terminar de reformar tudo..rsrsr.

    ResponderExcluir

Palpitem, critiquem, julguem!