17 de ago. de 2010

O Macarrão Curinga

 Algumas pessoas tem me dito que só falo aqui das coisas que faço mas nada de dar minhas receitas. Não sei se vocês sabem mas cozinheiro adora ver as pessoas se deliciando com sua comida, mas na hora de dar a receita sempre refuga, lembram da vovó que até contava a receita daquele delicioso bolo de fubá mas sempre esquecia o segredinho?
 
Isso não é de todo verdade, e para provar vou contar aqui pra vocês a minha receita mais famosa de macarrão, na verdade o mais fácil de todos, por isso que eu chamo de curinga!
 
Ontem chegando do trabalho meu grande e melhor amigo me ligou e logo depois apareceu lá em casa, estavamos comemorando a vida, tomamos uns drinks e como o papo foi se alongando e a fome chegando fui pra cozinha fazer um jantarzinho rápido, e pra fazer uma coisa gostosa e rápida nada melhor que essa receitinha:
 
Para 2 pessoas:

250 g de massa de grano duro, dê preferência para Barilla ou Divella, já fiz com penne, spaghetti, fuzzili... e todos ficaram ótimos
De 4 a 5 tomates inteiros cortados em cubos
De 5 a 6 dentes de alho grandes cortados em fatias, ou esmagados
1 cebola pequena em rodelas ou picadinha, vai da sua preferência.
Azeite extra virgem, sal, pimenta calabresa (eu coloco uma pitada generosa) e mangericão (se for fresco, é bem melhor!) a gosto.
 
Muito parmezão de preferencia ralado na hora.
 
Modo de fazer:
 
Cozinhe a massa “Al dente”, para saber o ponto depois que a massa já estiver solta pegue um fio e quebre com os dedos, se estiver macio e facil de quebrar está no ponto, se ainda estiver quebradiço deixe mais um pouquinho, mas normalmente os 6 minutos de cozimento que dizem na embalagem servem como base.
 
Numa frigideira alta coloque o azeite para aquecer, e depois refogue o alho e a cebola até amolecerem, acrescente os cubos de tomate, diminuindo um pouco o fogo, frite tudo até o tomate começar a soltar o suco, tempere com o sal, a pimenta e o mangericão, se estiver usando o seco, se for usar o mangericão fresco deixe para o final. Adicione a massa que estava reservada, mais um pouco de azeite e misture tudo até o recheio estar bem integrado, tome cuidado para não cozinhar muito e passar o ponto da massa!
 
Finalize no prato com o parmezão e o mangericão fresco Et voilá! Você tem um ótimo jantar pronto em minutos!
 
E o melhor de tudo super light!

A grande dica aqui é que esta é a receita básica, você pode incrementá-la com o que tiver em casa, por exemplo, azeitonas picadas, alcaparras, lingüiça calabreza, bacon, etc... É só soltar a imaginação!
 
Depois de jantarmos a conversa ainda estava animada e meu amigo exigiu uma sobremesa, e lá foi eu de volta pro fogão pra fazer o um brigadeiro... estou colocando os ingredientes na panela e ele me olhando, quando estava na 3 colher de chocolate em pó (meu brigadeiro é feito com 4 ou 5 colheres de sopa de chocolate do padre!) ele ficou espantadíssimo! Nunca tinha comido um brigadeiro assim! E foi bem difícil segurá-lo até esfriar pra gente poder comer:

_ Não sabia que podia ser assim tão bom!!!!

Um comentário:

  1. Legal conhecer seu blog Lu, muito legal a proposta!!

    Super beijo e boas receitas (sejam de cozinha ou de vida)

    Celso Amâncio

    ResponderExcluir

Palpitem, critiquem, julguem!